Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

A economia em prol do seu povo

Conto meramente fictício, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Por: Carlos Leen
17/11/2022 às 08h53
A economia em prol do seu povo
Foto ilustrativa

Moscou, Kremlin, uma madrugada de junho de 1941. Joseph Stálin está desde a manhã anterior reunido com o politburo e a cúpula das forças armadas numa sala esfumaçada e repleta de cigarros, cachimbos, copos e pratos com restos de comida. Estão todos esgotados. Sabem que em poucos dias, quatro milhões de soldados alemães fortemente equipados e dotados de milhares de blindados e aviões de combate entrarão no país, na maior operação militar da História. 

 

Traçam um gigantesco e complexo plano de defesa, que inclui deslocar indústrias inteiras para lugares distantes dos pontos vulneráveis do território, preparar todo o efetivo disponível, checar planos de abastecimento, atendimento sanitário, convocar civis, treinar a população, conceber varios estudos logísticos, proteger os mais vulneráveis, estabelecer iniciativas de comunicação para manter alto o moral das pessoas, abrir estradas, trincheiras, pistas de pouso, expandir a fabricação de armas etc. etc.

 

Diante da magnitude das iniciativas em curso, alguém pede para ouvir um economista independente e saber sua opinião sobre a viabilidade da operação.

 

O sujeito de óculos e cabelo engomadinho, até então calado no canto da sala, cara cheia de certezas se levanta, retira da pasta uma papelada com uma.profusao de planilhas e tabelas, arruma a gravata, faz um breve pigarro e começa:

 

- Precisamos antes ver o impacto fiscal dessas medidas...


O momento seguinte desta tertúlia fica por sua conta e imaginação, caro leitor. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Senna foi lançada no dia 29 de novembro pela Netflix - Foto: Divulgação/Netflix
Critica Há 16 horas

Senna na Netflix: Imortalizado com roteiro explicadinho

Leia minha crítica sobre a minissérie Senna.

Em Ainda Estou Aqui, sua adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, ele mergulha em uma tragédia familiar que ecoa os horrores da ditadura militar brasileira.
Cinema Há 6 dias

Ainda Estou Aqui, entre memórias e explicações

O filme é tecnicamente impecável, com atuações sólidas – Fernanda Torres e Selton Mello estão excelentes – e uma trilha que embala o peso emocional. Porém, há algo que resiste a alcançar a grandiosidade do material original: o excesso de explicações.

Pacino dedica boa parte do livro a O Poderoso Chefão (1972), seu primeiro grande papel. Interpretar Michael Corleone não só projetou sua carreira, como também o colocou entre os gigantes de Hollywood.
Cinema Há 1 semana

Al Pacino e os papéis que moldaram uma lenda do cinema

Poucos atores conseguiram imprimir sua marca no cinema como Al Pacino. Em sua autobiografia, Sonny Boy, publicada no Brasil, ele compartilha memórias de uma infância difícil no sul do Bronx, entre ausências paternas e a luta de sua mãe contra a depressão. É um relato sincero, que revela não só o homem por trás das câmeras, mas também o artista que construiu uma carreira brilhante em meio a tantas adversidades.

A artista Lília Diniz, idealizadora da atividade. Foto: Divulgação
Cultura Há 2 semanas

Projeto de Música Regional é realizado em escolas de Imperatriz para jovens e adultos

A atriz e poeta Lília Diniz fará duas apresentações do Circuito Pindoba em escolas

ste momento especial será uma oportunidade de valorizar a riqueza cultural afro-brasileira, destacar a importância das *Leis 10.639/2003 e 11.639/2008. Imagem: Divulgação
Consciência Negra Há 2 semanas

Imperatriz realiza XII Exposição Afro-Brasileira no Calçadão

Nesta terça, 19 de novembro de 2024, das 8h às 18h, o Calçadão de Imperatriz será palco da XII Exposição Afro-Brasileira, evento promovido pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), através da Coordenação de Educação da Igualdade Racial (CEIRI).