O Arraiá da Mira 2024 ganhou um brilho especial com a apresentação da quadrilha Flor de Mandacaru, de Açailândia.
A companhia se consagrou campeã e garantiu seu lugar no prestigioso Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, que acontecerá em 22 de junho, em Recife, Pernambuco.
O cenário montado no Parque de Exposições Lourencio Vieira, era improvável para a poderosa denúncia social que a Flor de Mandacaru trouxe à tona. Durante trinta minutos os brincantes encantaram e provocaram reflexões.
O tema escolhido, que abordava a agricultura e as adversidades enfrentadas pelos pequenos produtores, ressoou atualidade e urgência que transcenderam o tradicional espetáculo junino.
Coreografias e letras ressaltaram a resistência dos pequenos agricultores na luta por seus direitos à terra.
Em movimentos sincrônicos, a quadrilha também denunciou o uso indiscriminado de agrotóxicos que envenena não só as plantações, mas a própria vida rural.
O contraste entre a alegria contagiante da festa junina e a seriedade da mensagem trouxe a essência da cultura nordestina: celebração e luta, de resistência e esperança.
O apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, proporcionado pelo Governo Lula, foi essencial para que o Arraiá da Mira pudesse ocorrer este ano, reunindo diversas quadrilhas juninas e fortalecendo o panorama cultural do estado.
Em tempos onde a arte e a cultura muitas vezes são vistas como supérfluas, iniciativas como essa reafirmam seu papel vital na conscientização e no estímulo ao debate social.
Ao término da apresentação, enquanto os brincantes se abraçavam em lágrimas de alegria e alívio, o público deixou o parque com a certeza de que havia presenciado algo além de uma simples dança: um grito de resistência e uma flor de esperança para o homem do campo maranhense.
Mín. 17° Máx. 29°