Segunda, 14 de Julho de 2025
13°C 24°C
São Paulo, SP
Publicidade

Governo inaugura Casa da Mulher Maranhense em Barra do Corda

A Casa da Mulher Maranhense foi estruturada para oferecer um atendimento eficiente e humanizado, promovendo acolhimento digno às mulheres em situaç...

Por: Carlos Leen Fonte: Secom Maranhão
04/07/2025 às 17h28

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e da Secretaria de Estado de Governo (Segov), vai inaugurar nesta segunda-feira (7), às 9h, a Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda, equipamento voltado ao acolhimento, proteção e atendimento prioritário às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A solenidade será realizada na Rua José Maria Madeira, no município de Barra do Corda, com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes dos órgãos que atuarão na Casa.

Fruto de uma articulação interinstitucional do Governo do Maranhão, o novo espaço foi idealizado para garantir às mulheres da Regional de Barra do Corda acesso direto e centralizado a serviços especializados, proporcionando agilidade nos processos judiciais, apoio psicológico e proteção integral.

O projeto, coordenado pela Semu, em parceria com a Segov, reúne no mesmo espaço órgãos essenciais da rede de proteção à mulher. A Casa foi estruturada para oferecer um atendimento eficiente e humanizado, promovendo acolhimento digno às mulheres em situação de violência.

Instalada em um ponto estratégico e de fácil acesso, a Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda abrigará a Vara de Violência Doméstica, com sala de audiência e gabinete para o(a) juiz(a); o Ministério Público, com gabinete da Promotoria Especializada contra Violência Doméstica e Familiar; a Defensoria Pública do Estado; a Delegacia Especializada da Mulher, com sala de investigação e atendimento; o gabinete da Patrulha Maria da Penha; além de um alojamento de passagem e serviços de atendimento psicossocial, compondo uma rede completa de amparo e resposta rápida às vítimas.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, destaca o papel da nova unidade como referência regional no combate à violência. “A Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda representa a materialização de um compromisso do Governo do Maranhão com a vida e a dignidade das mulheres. Este espaço foi pensado para acolher, proteger e transformar realidades. Aqui, as mulheres terão não apenas atendimento especializado e ágil, mas também respeito, escuta qualificada e apoio para reconstruírem suas vidas. Muitas enfrentam ciclos silenciosos de violência, e é papel do poder público oferecer caminhos seguros e garantir direitos. Esta inauguração reforça nosso compromisso de interiorizar as políticas públicas e afirmar, com clareza, que o Maranhão não tolera a violência contra a mulher”.

A inauguração marca um importante avanço nas políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero no estado. Com a integração dos principais órgãos de proteção, o atendimento às mulheres será ainda mais eficiente e humanizado, oferecendo um ambiente seguro para romper o ciclo da violência.

Serviço

O quê:Inauguração da Casa da Mulher Maranhense de Barra do Corda.

Quando:Segunda-feira (7), a partir das 9h.

Onde:Rua José Maria Madeira, município de Barra do Corda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários