Segunda, 14 de Julho de 2025
13°C 24°C
São Paulo, SP
Publicidade

Terceirão Não Tira Férias transforma julho em mês decisivo para vestibulandos

Projeto da Seduc oferece 60 horas de aulas intensivas, simulados e estratégias para o Enem durante o recesso escolar.

Por: Carlos Leen Fonte: Secom Maranhão
02/07/2025 às 12h27
Terceirão Não Tira Férias transforma julho em mês decisivo para vestibulandos
- Projeto da Seduc oferece 60 horas de aulas intensivas, simulados e estratégias para o Enem (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início, nesta terça-feira (1º), à 8ª edição do projeto Terceirão Não Tira Férias, uma iniciativa que tem transformado o período de recesso escolar em uma oportunidade de aprendizado intensivo para estudantes da rede pública estadual. Até o dia 20 de julho, cerca de 15 mil alunos em todo o estado participarão de uma maratona de estudos especialmente planejada para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante as três semanas de programação, os estudantes terão acesso a 60 horas de aulas presenciais, divididas em encontros diários de quatro horas, que cobrem todas as áreas do conhecimento exigidas no Enem. As salas de aula, que normalmente estariam vazias neste período, foram ocupadas por jovens motivados a aproveitar ao máximo cada momento das aulas. “Acredito que as aulas serão muito produtivas e vão nos ajudar a adquirir o conhecimento necessário para ter um bom desempenho no Enem e nos vestibulares”, afirmou a estudante Lauanny Sousa.

Além do conteúdo regular, a Seduc preparou um diferencial para esta edição: nas duas semanas finais, os participantes farão simulados on-line por meio da Plataforma Gonçalves Dias, com correção imediata e relatórios personalizados enviados por e-mail. O sistema permite que cada aluno identifique suas principais dificuldades e receba orientações específicas dos professores.

A professora Andréa Sousa, que participa do projeto desde sua primeira edição, destacou a relevância da iniciativa, ressaltando seu papel no reforço da preparação dos estudantes para os desafios futuros. “Projetos como este fazem toda a diferença na trajetória dos alunos. É uma oportunidade de aprofundar conteúdos, tirar dúvidas e manter o foco, mesmo durante o recesso escolar”, afirmou.

Passaporte para o ensino superior

O Terceirão Não Tira Férias tem se revelado um diferencial na preparação dos estudantes para os vestibulares. O resultado mais recente do Programa de Acesso ao Ensino Superior (PAES) 2025, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), traz um dado que consolida positivamente o projeto: 74% dos 4.678 aprovados são egressos da rede pública de ensino. Esse resultado não é fruto do acaso, mas sim do trabalho técnico consistente desenvolvido pela Seduc. O Terceirão já se tornou referência na preparação intensiva dos estudantes, oferecendo não apenas conteúdo de qualidade, mas toda uma estrutura pensada para nivelar as oportunidades entre alunos da rede pública e os de escolas particulares.

Para a secretária de Educação, Jandira Dias, o sucesso da iniciativa vai além dos números. “Estamos plantando sementes de transformação social. Muitos desses jovens serão os primeiros em suas famílias a frequentar uma universidade, e esse impacto reverberará por gerações.”

Período de realização do Terceirão Não Tira Férias

A programação do Terceirão Não Tira Férias será desenvolvida ao longo de três semanas, mesclando atividades presenciais e avaliações on-line.

Primeira Semana – 1º a 5 de julho

As aulas acontecerão de forma presencial, com foco na revisão dos conteúdos essenciais das principais áreas do conhecimento.

Segunda Semana – 7 a 11 de julho

As aulas seguem no formato presencial, com a aplicação do primeiro simulado on-line, que abrangerá testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O link de acesso ficará disponível de 10 a 13 de julho, na Plataforma Gonçalves Dias, e a pontuação será enviada diretamente para o e-mail utilizado pelo aluno no momento do exame.

Terceira Semana – 14 a 18 de julho

As aulas continuam no formato presencial, com a aplicação do segundo simulado on-line, que contemplará os testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O simulado estará acessível de 17 a 30 de julho e, assim como na primeira prova, a nota será enviada por e-mail.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários