Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

I Festival Tatajuba pela Arte acontece de 15 a 20 de dezembro

A programação é gratuita e traz aulão aberto de forró ao som de Erasmo Dibell, oficina de culinária, lançamento de livro e mostras de dança e cinema

Por: Carlos Leen
12/12/2022 às 10h44
I Festival Tatajuba pela Arte acontece de 15 a 20 de dezembro
Divulgação: Assessoria

Em 2022, o Centro Cultural Tatajuba deu início às suas atividades em Imperatriz, trazendo uma vasta programação cultural, com oferta gratuita de oficinas, mostras e exposições de arte. Para celebrar as realizações, o espaço promove de 15 a 20 de dezembro, o I Festival Tatajuba pela Arte, com atividades no centro cultural e também no Teatro Ferreira Gullar. Toda a programação é gratuita.

O centro cultural, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, atende semanalmente a mais de 290 crianças, jovens e adultos. Somente em 2022, foram realizadas 40 oficinas, quatro exposições e 34 sessões gratuitas de cinema. “É a realização de um sonho que o Centro Cultural Tatajuba possa ser como uma casa para tantas pessoas que se envolvem com nossas atividades e que possamos também contribuir para valorizar a cultura, a arte e os artistas da nossa Imperatriz”, comenta Solanda Steckelberg, idealizadora do centro cultural. 

Gecilene Barreto (48) e sua neta Luna Sophia (10) estão participando das atividades do centro cultural. “Consegui uma vaga para mim de dança contemporânea e no balé para a minha neta. Amei demais. Amo os professores, a direção, os funcionários, as aulas, sem explicação. A dança já faz parte da minha vida. Eu e minha neta estamos no Tatajuba, amando cada aula”, conta Gecilene.

Festival Tatajuba pela Arte

A primeira atividade do Festival Tatajuba pela Arte valoriza a gastronomia regional. No dia 15 de dezembro, será inaugurada a Cozinha-Escola do Tatajuba, com uma oficina no modelo aula-show e degustação de cardápio especial de Natal, ministrada pelo Chef Kiko Lacerda, das 18h30 às 22h. Estão disponíveis 10 vagas para pessoas a partir de 18 anos. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 12 de dezembro. Para se inscrever, o interessado deve ir presencialmente na secretaria do centro. O resultado da seleção sai dia 13 de dezembro.

Em seguida, é dia de dança com aulão aberto de forró e show ao vivo com Erasmo Dibell. O evento acontece no dia 16 de dezembro, das 19h às 22h, no Centro Cultural Tatajuba, com entrada gratuita.

O festival ainda realiza a Mostra de Danças Construindo Sonhos, resultado das oficinas de dança, no Teatro Ferreira Gullar, dia 17, com entrada liberada apenas para alunos do centro e familiares. Antes da Mostra, a partir das 16h30, será lançado um livro de poesias escrito nas Oficinas de Literatura, ministradas pela arte-educadora Lília Diniz, com os alunos de dança do Tatajuba e da Escola Municipal Cívico Militar Professor José Queiroz, do bairro Vila Vitória. A mostra também será apresentada no Tatajuba, nos dias 19 e 20 de dezembro, a partir das 19h30. A entrada é aberta ao público em geral, sem necessidade de ingresso.

Nos dias 19 e 20 de dezembro, será realizado o Cine Tatajuba com mostra dos curtas-metragens. As exibições contarão com acessibilidade e acontecem no galpão do centro cultural.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL TATAJUBA PELA ARTE

  Dia 15 - Oficina de Culinária com Kiko Lacerda, das 18h30 às 22h, 10 vagas - Inscrições gratuitas na secretaria do Tatajuba, de 5 a 12 de dezembro.

Dia 16 - Forró do Tatajuba + Aulão Aberto + Música ao vivo com Erasmo Dibell, das 19h às 22h no Galpão do Tatajuba – aberta ao público

Dia 17 - Lançamento do Livreto “Sonhos”, às 16h30 no Teatro Ferreira Gullar

Mostra de Danças Construindo Sonhos

Dia 17, no Teatro Ferreira Gullar, às 17h e às 19h30 – ingressos distribuídos aos alunos.
Dias 19 e 20, no Galpão do Tatajuba – aberta ao público, às 19h30

Cine Tatajuba - Mostra de Curtas – aberta ao público

Dia 19

- Sessão Criança no Cinema, às 15h no Galpão do Tatajuba

- Sessão Raízes, às 19h no Galpão do Tatajuba

Dia 20

- Sessão Outros Olhares com Acessibilidade, às 15h no Galpão do Tatajuba

(Audiodescrição, Legendagem, Interpretação em Libras)

- Sessão Futuro, às 19h no Galpão do Tatajuba

SERVIÇO

O que: I Festival Tatajuba pela Arte

Quando: 15 a 20 de dezembro

Quanto: entrada e inscrições gratuitas

Onde: Tatajuba - Av. Getúlio Vargas,1665 - Centro, perto da Praça Brasil

Mais informações:

WhatsApp: 99 99133-0405

Instagram: @centroculturaltatajuba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Senna foi lançada no dia 29 de novembro pela Netflix - Foto: Divulgação/Netflix
Critica Há 15 horas

Senna na Netflix: Imortalizado com roteiro explicadinho

Leia minha crítica sobre a minissérie Senna.

Em Ainda Estou Aqui, sua adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, ele mergulha em uma tragédia familiar que ecoa os horrores da ditadura militar brasileira.
Cinema Há 6 dias

Ainda Estou Aqui, entre memórias e explicações

O filme é tecnicamente impecável, com atuações sólidas – Fernanda Torres e Selton Mello estão excelentes – e uma trilha que embala o peso emocional. Porém, há algo que resiste a alcançar a grandiosidade do material original: o excesso de explicações.

Pacino dedica boa parte do livro a O Poderoso Chefão (1972), seu primeiro grande papel. Interpretar Michael Corleone não só projetou sua carreira, como também o colocou entre os gigantes de Hollywood.
Cinema Há 1 semana

Al Pacino e os papéis que moldaram uma lenda do cinema

Poucos atores conseguiram imprimir sua marca no cinema como Al Pacino. Em sua autobiografia, Sonny Boy, publicada no Brasil, ele compartilha memórias de uma infância difícil no sul do Bronx, entre ausências paternas e a luta de sua mãe contra a depressão. É um relato sincero, que revela não só o homem por trás das câmeras, mas também o artista que construiu uma carreira brilhante em meio a tantas adversidades.

A artista Lília Diniz, idealizadora da atividade. Foto: Divulgação
Cultura Há 2 semanas

Projeto de Música Regional é realizado em escolas de Imperatriz para jovens e adultos

A atriz e poeta Lília Diniz fará duas apresentações do Circuito Pindoba em escolas

ste momento especial será uma oportunidade de valorizar a riqueza cultural afro-brasileira, destacar a importância das *Leis 10.639/2003 e 11.639/2008. Imagem: Divulgação
Consciência Negra Há 2 semanas

Imperatriz realiza XII Exposição Afro-Brasileira no Calçadão

Nesta terça, 19 de novembro de 2024, das 8h às 18h, o Calçadão de Imperatriz será palco da XII Exposição Afro-Brasileira, evento promovido pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), através da Coordenação de Educação da Igualdade Racial (CEIRI).