Segunda, 14 de Julho de 2025
13°C 24°C
São Paulo, SP
Publicidade

Plataforma Maranhão Profissionalizado abre 15 mil novas vagas para cursos EAD gratuitos

A plataforma oferece acesso totalmente online, com materiais didáticos, videoaulas, fóruns de discussão, atividades avaliativas e suporte pedagógic...

Por: Carlos Leen Fonte: Secom Maranhão
26/06/2025 às 16h45 Atualizada em 27/06/2025 às 10h25
Plataforma Maranhão Profissionalizado abre 15 mil novas vagas para cursos EAD gratuitos
Divulgação

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acaba de lançar um novo edital com 15 mil vagas para cursos gratuitos na modalidade Educação a Distância (EAD), por meio da Plataforma Maranhão Profissionalizado. Com ênfase em qualificação e inserção no mercado de trabalho, a iniciativa é voltada para toda a comunidade e abrange áreas como Idiomas, Gestão, Negócios, Tecnologia, Saúde, Turismo, Cultura, Comunicação e outros.

A plataforma, que já certificou mais de 118 mil alunos em 49 cursos diferentes, oferece acesso totalmente online, com materiais didáticos, videoaulas, fóruns de discussão, atividades avaliativas e suporte pedagógico. Os cursos têm carga horária entre 40h e 100h, com duração padrão de quatro meses.

“Essa é uma das ações mais impactantes que temos no eixo da Qualificação Profissional. Com a Plataforma Maranhão Profissionalizado, conseguimos levar formação gratuita e de qualidade para todos os cantos do estado, mesmo nos locais mais remotos. A nova oferta de 15 mil vagas amplia o alcance da nossa política de educação inclusiva e cidadã”, destacou a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias.

A plataforma utiliza metodologia autoinstrucional, permitindo que os alunos organizem seus próprios horários e avancem no ritmo que melhor se adeque à sua rotina. O acesso pode ser feito de qualquer dispositivo com internet como celulares, tablets ou computador, por meio do site: maranhaoprofissionalizado.ma.gov.br.

“Nosso foco é oferecer cursos alinhados às necessidades do mercado de trabalho e às vocações locais de cada território, permitindo que mais maranhenses tenham acesso à formação continuada e novas oportunidades profissionais. Além disso, estamos em processo de modernização da plataforma para ampliar a qualidade da experiência do usuário”, afirmou o secretário adjunto de Educação Profissional e Tecnológica, Delmar Matias.

O edital com as 15 mil vagas marca mais uma etapa de expansão da política estadual de qualificação profissional, que vem sendo fortalecida com recursos próprios do Governo do Maranhão, por meio do programa Bolsa-Formação.

Os cursos são destinados a adolescentes, jovens e adultos maranhenses que tenham, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental II. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas diretamente na plataforma, de acordo com o cronograma previsto no edital, disponível no portal eletrônico [url=https://www.educacao.ma.gov.br/]https://www.educacao.ma.gov.br/[/url]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários