Segunda, 14 de Julho de 2025
13°C 24°C
São Paulo, SP
Publicidade

Adhemar Jr reacende a luta pela memória urbana de Imperatriz

Em meio à ausência de avanços no tombamento do centro histórico, vereador cobra respeito às ruas simbólicas da cidade e aponta o caminho da união entre poder público, imprensa, universidades e a sociedade para proteger o que é nosso.

Por: Carlos Leen
16/06/2025 às 17h01 Atualizada em 04/07/2025 às 10h33
Adhemar Jr reacende a luta pela memória urbana de Imperatriz
Vereador cobra uso de blocos na recuperação de vias históricas e reforça luta pelo tombamento do centro antigo da cidade. Foto: Instagram

Alguns acontecimentos, embora pareçam secundários à primeira vista, carregam um potencial estratégico capaz de influenciar profundamente o rumo de uma cidade.

É o caso da atuação do vereador Adhemar Freitas Jr, que vem se destacando na luta pela valorização e preservação da memória histórica de Imperatriz.

Autor de diversos projetos de lei voltados à proteção do patrimônio da cidade, Adhemar Jr foi responsável por propostas importantes como o tombamento da Avenida XV de Novembro e da Rua Frei Manoel Procópio, além da criação do Marco Zero de Imperatriz. 

Em mais uma ação concreta nesse sentido, o vereador esteve acompanhando as obras de recuperação das duas vias e fez questão de lembrar a importância do respeito aos elementos originais que compõem o cenário histórico da cidade.

“Avenida 15 de Novembro e a Rua Frei Manoel Procópio são patrimônio histórico da nossa cidade. Como autor da lei que reconhece esse valor, faço questão de acompanhar de perto qualquer reparo feito nessas vias”, declarou o parlamentar.

Durante a visita, Adhemar Jr entrou em contato com o secretário municipal de Infraestrutura, Vilmar Dantas, para reforçar que a recomposição dos trechos danificados deve ser feita utilizando blocos, e não asfalto, como infelizmente ocorreu em gestões anteriores.

“Isso descaracteriza o que é nosso! Estamos atentos e contamos com o apoio do prefeito Rildo Amaral para manter viva a história de Imperatriz. Vamos juntos cuidar do que é da nossa gente”, afirmou.

Apesar do avanço em ações pontuais como essas, o processo de tombamento do centro histórico de Imperatriz ainda não teve novidades significativas.

Para que se concretize, será necessário um grande movimento de união entre imprensa, universidades, pesquisadores, professores, juristas, movimentos culturais e todos aqueles que amam Imperatriz.

Iniciativas como a do vereador Adhemar Jr acendem uma chama de esperança. Preservar a história da cidade  é  um gesto de reverência ao passado e sobretudo um ato de planejamento para o futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários