O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), participou na manhã desta quarta-feira, 11, da mobilização social da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho), realizada na sede do Sesc, na Praça Deodoro, Centro de São Luís. A atividade tem o objetivo de reafirmar o compromisso das instituições e órgãos com a defesa dos direitos das crianças.
Idealizado pela Secretaria Municipal de Criança e Assistência Social (Semcas) e pelo Comitê Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de São Luís, o evento reuniu representantes de diversas instituições do sistema de justiça, do Executivo e Legislativo Municipais e da sociedade civil, além de estudantes de escolas da rede municipal, professores e gestores da área de educação.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), Gleudson Malheiros, compôs a mesa de abertura ao lado de autoridades do Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão, Conselho Municipal da Criança e Adolescência, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Semcas, entre outras instituições.
“Hoje é o dia de mobilização social para o enfrentamento do trabalho infantil. É preciso romper com o ciclo de pobreza, com o ciclo do trabalho infantil, que não permite o desenvolvimento das nossas crianças. Então, o meu desejo é poder levar essa campanha para todos os lugares e para toda a sociedade. Para que a gente possa andar junto com as empresas, com os trabalhadores, com as escolas, lutando contra o trabalho infantil”, declarou Gleudson Malheiros.
Além da manifestação dos presentes na mesa de abertura, a programação da atividade contou com a apresentação de manifestações culturais: grupo de música, peça teatral e o Boi Barriquinha, formado por crianças.
Redação:CCOM-MPMA