Na manhã desta segunda-feira (03), a Câmara Municipal de Imperatriz foi palco de uma Tribuna Popular especial em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, uma iniciativa do vereador Whalassy Oliveira (PT).
Evento importante pois abre espaço para o diálogo, a escuta ativa e a construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade.
A sessão contou com a presença de representantes da comunidade LGBTQIAPN+, lideranças institucionais e ativistas sociais, que trouxeram relatos, reflexões e reivindicações importantes.
Em destaque, a fala da presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB – Subseção Imperatriz, Astira Moraes de Sousa, que ressaltou os avanços jurídicos conquistados nas últimas décadas, como o direito ao casamento civil, o uso do nome social e a equiparação da transfobia ao crime de racismo.
“Estamos aqui clamando por respeito e igualdade. Não somos um povo qualquer, somos seres humanos, e o respeito à nossa dignidade deve ser um princípio fundamental”, destacou Astira, ao celebrar o Mês do Orgulho.
Também participaram da tribuna:
Jean Pierre, representante do coletivo Arco ITZ;
Anderson do Nascimento Santana, da Coordenação de Atenção Básica;
Lilian Castelo Branco, vice-reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL);
Érica Ferreira Tourinho, coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental;
Nico Gomes, artista cultural e ativista LGBTQIAPN+;
Francisco Cambraia, produtor de eventos e idealizador da Produtora Trópico.
O vereador Whalassy Oliveira agradeceu a presença dos convidados e destacou que ações como essa são fundamentais para garantir que as vozes da diversidade sejam ouvidas em espaços institucionais.
“A Tribuna Popular é uma ferramenta democrática, e hoje ela se vestiu de orgulho, resistência e humanidade. Que essa seja uma semente para políticas públicas cada vez mais inclusivas”, declarou.
O mes de Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado mundialmente. Com o objetivo principal de fortalecer a luta por direitos, combater o preconceito e promover uma sociedade mais justa, acolhedora e plural.