O governador Carlos Brandão lançou, nesta segunda-feira (14), o programa Qualifica Maranhão, iniciativa que irá beneficiar milhares de estudantes do Ensino Médio com formação técnica e profissional, por meio de dez carretas-escola totalmente equipadas. O lançamento foi realizada em São Luís.
As carretas funcionarão como salas de aula móveis, com estrutura moderna e adequada para a realização de cursos de qualificação com duração entre 40 e 60 horas. A expectativa é atender, inicialmente, 4 mil estudantes da rede estadual em diversos municípios maranhenses.
Entre os cursos oferecidos estão: corte e costura, cabeleireiro, gastronomia, eletricista, mecânica de motos, refrigeração e climatização, multicursos, garçom e barman.
“Essas carretas vão chegar aos locais mais longínquos, de norte a sul e de leste a oeste do estado. E, se essas 10 carretas não forem suficientes, iremos contratar mais, para que os maranhenses tenham essa oportunidade. Esse não pode ser um privilégio para apenas 4 mil pessoas por ano — levaremos para muito mais”, afirmou Brandão.
A proposta foi idealizada pela Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude e concretizada com apoio da Secretaria de Estado da Administração (Sead). A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) será responsável por coordenar a execução do programa em todo o território maranhense.
A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou a importância do Qualifica Maranhão para os jovens.
“Estamos falando de oportunidade, inclusão e desenvolvimento. Essa é uma ação que chega nos municípios para transformar vidas com educação de qualidade e formação profissional”, declarou.