No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Adhemar Freitas Jr. (MDB), utilizou a tribuna para reforçar a necessidade de ampliação do debate e da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.
O parlamentar enfatizou que a conscientização deve estar presente em todos os espaços e que a sociedade precisa se preparar para garantir os direitos dos autistas.
"Por isso é necessário que se fale sempre sobre o autismo, que se fale sempre sobre a pessoa com deficiência, que a conscientização chegue em todos os espaços, para que a pessoa com autismo possa ter o direito de estudar, ele possa ter o direito de trabalhar, ele possa ter o direito de estar no ambiente que ele quiser, e a sociedade precisa se preparar para isso", declarou Adhemar Freitas Jr.
O vereador também alertou para os riscos da negligência do poder público em relação as políticas de inclusão.
"Que nunca mais possamos discutir direitos que já foram conquistados. E que as irresponsabilidades da administração pública nunca mais possam vir a atingir aqueles que têm prioridade", afirmou ele.
A defesa da causa autista tem sido uma bandeira constante de Adhemar Freitas Jr. por medidas eficazes para garantir o acesso de autistas a educação, ao mercado de trabalho e a todos os espaços da sociedade.
Ele ressalta que a luta pela inclusão é permanente e que cabe ao poder público e a sociedade civil trabalharem juntos para promover uma sociedade mais justa e acessível.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de inclusão e respeito às pessoas autistas.