O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cássio Nunes Marques pediu vista, nesta segunda-feira (24), do julgamento que analisa a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A parlamentar responde por ter sacado uma arma e perseguido um eleitor nas ruas de São Paulo, na véspera das eleições de 2022.
Com o pedido de vista, o julgamento fica suspenso por até 90 dias. Antes da interrupção, o placar já estava em 5 a 0 pela condenação da deputada.
Caso mais um ministro vote pela condenação, Zambelli será sentenciada a cinco anos de reclusão. A pena pode resultar na perda de seu mandato e no cumprimento imediato da pena.
“Essas imagens asseguraram a verdade e mostraram que Carla Zambelli não teve sua integridade física ameaçada e reagiu de forma desproporcional e violenta a uma discussão”, afirmou a advogada Dora Cavalcante. A defesa argumenta que a deputada não poderia portar a arma em via pública da maneira como fez.
Nunes Marques foi indicado ao STF pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021. Com a suspensão, o julgamento só será retomado após a devolução do processo pelo ministro.