Terça, 25 de Março de 2025
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Imperatriz pode instituir Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards

A Câmara Municipal de Imperatriz recebeu um projeto de lei que propõe a inclusão do Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards (Trissomia do 18) no calendário oficial do município.

Por: Carlos Leen
13/03/2025 às 15h09 Atualizada em 20/03/2025 às 15h43
Imperatriz pode instituir Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards
A iniciativa é de autoria do vereador-presidente da Casa, Adhemar Freitas Jr.. Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Imperatriz recebeu um projeto de lei que propõe a inclusão do Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards (Trissomia do 18) no calendário oficial do município.

A iniciativa é de autoria do Vereador-presidente da Casa, Adhemar Freitas Jr (MDB), e busca ampliar a visibilidade e o apoio às famílias que convivem com essa condição genética rara.

O projeto contou com a colaboração da Dra. Lidiane do Nascimento, doutora em Direito, que levou o tema para debate na cidade.

“É fundamental que possamos dar mais espaço a esse tema, promovendo informações de qualidade, acolhimento e troca de experiências para as mães, mulheres e toda a sociedade”, afirmou Adhemar Freitas Jr.

Agora, a proposta será analisada pelas comissões internas da Câmara antes de seguir para votação.

Caso seja aprovada, a iniciativa representará um avanço na luta por mais conscientização e políticas de apoio às famílias que enfrentam essa realidade.

O que é a Síndrome de Edwards?

A Síndrome de Edwards, também conhecida como Trissomia do 18, é uma condição genética causada por uma alteração no cromossomo 18.

Ela ocorre quando a pessoa nasce com uma cópia extra desse cromossomo, o que leva a uma série de malformações e desafios no desenvolvimento.

As características fenotípicas mais comuns na síndrome são os achados neurológicos, principalmente o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; anormalidades de crescimento, crânio e face, tórax e abdome, extremidades, órgãos genitais, pele e fâneros, além de malformações de órgãos internos. 

O tratamento e as intervenções na síndrome de Edwards dever ser realizadas por equipe multiprofissional atuando na reabilitação, de acordo com as necessidades do indivíduo.

Um ambiente familiar adequado pode aumentar a sobrevida e qualidade de vida dessas pessoas.

A inclusão do Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards no calendário oficial de Imperatriz será um marco importante para promover debates sobre o tema, fortalecer redes de apoio e garantir mais visibilidade para as necessidades das famílias afetadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários