A recente participação do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no encontro com os novos prefeitos e prefeitas eleitas reforçou uma tendência política que vem sendo observada desde o início de 2025: Brandão está cada vez mais alinhado ao Governo Federal e à esquerda.
A relação próxima entre o governador maranhense e o presidente petista também deve ter reflexos diretos nas eleições de 2026. Independentemente da relação com outros grupos políticos no estado.
No encontro, Lula reforçou o compromisso de parceria com gestores de todas as regiões e anunciou novos investimentos em áreas estratégicas, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
O governador do Maranhão destacou esse momento em suas redes sociais, reafirmando:
“O presidente Lula reforçou o compromisso de parceria com gestores de todas as regiões, anunciando mais investimentos e recursos para áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura. Vamos em busca de ainda mais avanços para a sociedade”, publicou Brandão.
Em janeiro, Brandão foi o primeiro governador do país a destacar a boa posição de Lula nas pesquisas de intenção de votos para 2026 e na avaliação de seu governo, deixando claro seu alinhamento político.
Na última semana, uma pesquisa interna realizada pelo governo estadual trouxe resultados significativos sobre a imagem e a gestão de Brandão, Lula e dos prefeitos de 134 municípios maranhenses
Internamente, Brandão também vive um momento de maior aproximação com o vice-governador Felipe Camarão, membro do PT e aliado de Lula. No entanto, ele ainda enfrenta desafios na relação com os chamados dinistas na Assembleia Legislativa, que mantêm uma postura crítica ao governo.