Segunda, 23 de Junho de 2025
18°C 27°C
São Paulo, SP
Publicidade

Adeus as salas vazias e o novo rumo da Escola Dorgival Pinheiro

Os corredores que um dia ecoaram vozes de alunos ansiosos pelo futuro agora aguardam novas expectativas.

Por: Carlos Leen
29/01/2025 às 07h00 Atualizada em 29/01/2025 às 07h37
Adeus as salas vazias e o novo rumo da Escola Dorgival Pinheiro
Prof. Orleane Santana (URE Imperatriz) e representantes da AGEMSUL reunem-se com professores do C. E Dorgival. Foto: Divulgação

O Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, um dos colégios mais tradicionais de Imperatriz, está prestes a mudar de rumo.

Pertencente ao município, o prédio foi cedido ao Estado por muitos anos para a manutenção do ensino médio. Em 2016, quase se transformou em um Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), mantendo o nome e suas características originais, mas, em um decisão inesperada, a ideia foi barrada.

Agora, o município solicita a devolução do espaço e planeja utilizá-lo para um novo Centro Administrativo, o que economizará milhões aos cofres públicos em alugueis e outras despesas.

A novidade caiu como uma bomba no meio escolar. Rumores surgiram a circular: alunos desalojados, professores ao léu, o ensino público ameaçado.

Mas, como nem tudo é o que parece, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tratou de esclarecer os fatos. Em nota informou que o prédio, com suas 32 salas, vinha operando com apenas sete turmas no turno matutino e cinco no vespertino. Um uso limitado para uma estrutura tão grande.

Sem falar nas condições estruturais que não estavam nada boas.

A Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz assumiu a responsabilidade de prestar esclarecimentos e redistribuir os estudantes para escolas próximas. A SEDUC garantiu que nenhum aluno será prejudicado ou professor ficará sem sala de aula.

O velho Dorgival pode estar de mudança, mas sua história segue viva, escrita nas lembranças de quem por lá passou e em sua farta documentação produzida.

Quem sabe, a exemplo do Amaral Raposo, ele não retorne em breve em um novo prédio.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários