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Alunos do Graça Aranha se destacam na Redação do Enem 2024

O ENEM 2024 contou com mais de três milhões de participantes na última edição do Enem (3,178 milhões no total), desses, uma pequena minoria, em torno de seis por cento conseguiram uma nota 900 pontos acima na Redação.

Por: Carlos Leen
21/01/2025 às 14h50 Atualizada em 21/01/2025 às 15h14
Alunos do Graça Aranha se destacam na Redação do Enem 2024

O ENEM 2024 contou com mais de três milhões de participantes na última edição do Enem (3,178 milhões no total), desses, uma pequena minoria, em torno de seis por cento conseguiram uma nota 900 pontos acima na Redação.

Entre esses que estão no topo, entre os vitoriosos, vinte e três, são alunos do Centro de Ensino Graça Aranha, tradicional escola pública de Imperatriz.

Mikael Victo Souza Rodrigues, 960 pontos, Carolayanne Rodrigues Nascimento, Eduarda Feitosa, Graziela Santos Viana, Izabel Valadares, Maria Fernanda Gonzaga, Raiana Timbira e Samuel Lima Leite (940 pontos), Ana Clara Lima Maciel, Ana Leanne Martins, Clarissa de Maria Nascimento da Costa, Camila Costa, Jasmine Moreira Formiga, João Victos da Silva Nascimento, Nicole Duarte Guimarães da Silva e Vanessa de Sousa Almeida (920 pontos), Evelyn Mirrari, Giovanna Souza, Glória Valéria Pires Cardoso, Lyvia Mariana Assunção, Maria Luíza Marques Rodrigues Costa, Mariana Castro e Mariana Marques (900 pontos).

Tirar uma nota 900 acima na Redação do Enem equivale a um acerto de mais ou menos 40 questões e este ano, com a divulgação dos resultados, a maioria dos alunos reclamaram das notas e dos critérios adotados pelo Enem.

Professores da área, creditam os reclames as mudanças ocorridas.

Para eles, essas, promoveram dificuldades nos critérios de avaliação. Além da complexidade, a postura do Enem que repele os modelos prontos de redação e isso, provoca queda de pontos na média alcançada.

Professora em atividade na escola, mas que preferiu não se identificar por não ser da área de Redação, fez questão de destacar o mérito dos alunos que souberam vencer dificuldades que surgem em provas desses tipo, desde a leitura à interpretação de textos. Esses alunos, com esses resultados que representam além da conquista pessoal, o mérito de suas famílias, traduz também um incentivo ao professor, tantas vezes sacrificado com uma acarretada carga horária e falta de estrutura educacional adequada. Todos sabem que carga horária corresponde apenas ao tempo em sala de aula e sabem mais ainda, que todo professor, leva prova para corrigir em casa, onde também é feito o planejamento de aula.

Para ela, é óbvio que alunos da escola pública não conseguem ter o mesmo acesso que alunos de muitas escolas particulares. “Até mesmo, entre as públicas, existem diferenças, como as escolas cívicos militares por exemplo, que surgiram com uma estrutura vantajosa e cheia de benefícios que superam as outras”, frisou.

- “É muito bom vencer! Nossos alunos e suas famílias estão de parabéns e viva o Graça Aranha, escola que dignifica o ensino público que é um espaço de construção do conhecimento, o maior valor e melhor caminho para transformar vidas”, encerrou. (Texto: DA REDAÇÃO DE o PROGRESSO)

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