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Cuarón acerta de novo com nova minissérie na Apple TV

Escrita e dirigida pelo premiado Alfonso Cuarón, o mexicano de obras-primas como Y Tu Mamá También, Gravidade e Roma, Disclaimer adapta o livro da britânica Renée Knight com maestria.

Por: Carlos Leen
19/12/2024 às 17h08 Atualizada em 19/12/2024 às 17h23
Cuarón acerta de novo com nova minissérie na Apple TV
Disclaimer parece disposta a manter o pique até o fim.

Ultimamente, uma safra invejável de boas atrações para adultos tem brotado nos cinemas e nas plataformas de streaming.

É como se o universo decidisse compensar o tanto de enlatados previsíveis que consumimos nos últimos meses.

De Bad Monkey a O Mal Não Existe, passando por Pacto de Redenção e A Substância, a lista de obras instigantes não para de crescer.

E agora, para engrossar o caldo, chega Disclaimer, uma nova minissérie da Apple TV, que já desponta como uma das melhores estreias do ano. Vi os dois primeiros episódios e não poderia deixar de recomendar.

Escrita e dirigida pelo premiado Alfonso Cuarón, o mexicano de obras-primas como Y Tu Mamá También, Gravidade e Roma, Disclaimer adapta o livro da britânica Renée Knight com maestria. A história segue Catherine Ravenscroft (Cate Blanchett, sempre magnífica), uma diretora de documentários que se vê confrontada por um romance publicado por Stephen Brigstocke (Kevin Kline, impecável), um professor que luta para lidar com o luto após a perda da esposa e do filho.

O romance, no entanto, não é apenas ficção: ele escancara segredos trágicos e embaraçosos do passado de Catherine, arrastando-a para um turbilhão de emoções, desentendimentos familiares e consequências avassaladoras.

Narrado de forma não linear – uma das especialidades de Cuarón –, o enredo alterna entre presente e passado, tecendo com delicadeza as razões do ressentimento de Stephen e os impactos devastadores da publicação na vida de Catherine. Há ainda seu casamento desgastado com Robert (Sacha Baron Cohen, numa atuação contida e precisa) e a relação complicada com o filho Nick (Kodi Smit-McPhee).

Cuarón, que às vezes se perde no barroquismo visual – Roma que o diga, com sua beleza excessiva à procura de uma história mais robusta – encontra em Disclaimer um equilíbrio invejável.

A narrativa é envolvente, os personagens são tridimensionais, e as cenas, memoráveis.

Destaco, por exemplo, um encontro na praia entre uma jovem Catherine (vivida pela deslumbrante Leila George) e Jonathan, o filho de Stephen (Louis Partridge). É um momento de sedução e tensão sexual conduzido com a precisão de quem entende o cinema como arte sensorial.

Com sete episódios programados, Disclaimer parece disposta a manter o pique até o fim. Claro, sempre paira a sombra de decepções. Mas, por enquanto, Cuarón tem acertado a mão e nos entrega uma série que, ao menos nos capítulos iniciais, sabe dosar trama, estilo e emoção.

Resta agora torcer para que mais coisas de qualidade apareçam.

Afinal, boas histórias nunca são demais.

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