Terça, 14 de Janeiro de 2025
16°C 25°C
São Paulo, SP
Publicidade

Educação em Foco: Ano Letivo 2024 em Imperatriz terminará dentro do ano civil

A decisão é resultado de um planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC), com apoio de parte significativa dos professores.

Por: Carlos Leen
04/12/2024 às 12h45 Atualizada em 18/12/2024 às 16h32
Educação em Foco: Ano Letivo 2024 em Imperatriz terminará dentro do ano civil
Profa. Orleane Santana, Gestora Regional de Educação, em entrevista ao repórter Antonio Em Contexto, esclarece detalhes sobre o encerramento do ano letivo de 2024

Em entrevista publicada nesta segunda (2), ao repórter Antônio em Contexto.a Profa. Dra. Orleane Santana, Gestora Regional de Educação da Unidade Regional de Imperatriz (UREI), detalhou o calendário de encerramento do ano letivo de 2024, enfatizando que, as aulas na rede estadual de ensino serão finalizadas ainda dentro do ano civil, no dia 31 de dezembro. A decisão é resultado de um planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC), com apoio de parte significativa dos professores.

Planejamento e Adesão às Aulas aos Sábados

Segundo a gestora, a SEDUC propôs que escolas realizassem 10 sábados letivos ao longo do ano para cumprir os 200 dias exigidos pela legislação educacional. A iniciativa, aceita por 31 das 37 escolas da regional, permitirá que o calendário seja finalizado até o final de dezembro.

“As escolas que abraçaram essa proposta trabalharam 10 sábados ao longo do ano, distribuídos entre o primeiro e o segundo semestres, o que viabilizou o encerramento dentro do ano civil”, explicou Orleane. “Esses professores terão uma compensação significativa, com 27 dias de descanso em janeiro, totalizando quase 60 dias de férias entre julho e janeiro.”

Flexibilidade para Escolas que Optaram por Manter o Calendário Tradicional

As seis escolas que não aderiram à proposta terão o encerramento das atividades entre 10 e 15 de janeiro de 2025. A gestora destacou que não houve imposição: “A decisão foi respeitada. Cada escola ajustou seu calendário conforme a realidade de sua comunidade escolar.”

Orleane também mencionou que, após reuniões e novas conversas com os gestores escolares, quatro dessas seis escolas reconsideraram e adotaram parte do planejamento, o que reduzirá o impacto para apenas alguns dias em janeiro.

Benefícios para os Professores e Comunidade Escolar

Um dos pontos destacados pela gestora foi o benefício direto aos professores que aderiram ao planejamento. “Quem encerrar até o dia 31 de dezembro terá 27 dias de descanso em janeiro, enquanto aqueles que não aderiram terão 15 dias. Isso amplia o tempo de férias dos docentes, um reconhecimento merecido pelo trabalho árduo ao longo do ano.”

Orleane fez questão de reconhecer o esforço dos professores: “Nossos professores são guerreiros. Não é fácil ser professor, e essa folga estendida é um merecido descanso.”

Conclusão e Expectativas

A medida, segundo Orleane Santana, não apenas valoriza os professores, mas também traz benefícios pedagógicos, garantindo um retorno planejado e descansado para o próximo ano letivo, que terá início em 28 de janeiro de 2025. A decisão é o reflexo do compromisso da SEDUC - MA em dialogar com a comunidade escolar e buscar soluções que atendam às necessidades dos profissionais da educação e dos estudantes.

O encerramento antecipado dentro do ano civil é um marco organizacional e uma aposta em uma gestão educacional flexível e participativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
O encontro teve como pauta projeto de pós graduação para os trabalhadores em educação como mestrado e doutorado, progressões e titulações pendentes do acordo judicial, além das primeiras tratativas sobre a Campanha Salarial 2025 dos educadores.
Educação Há 2 semanas

Sinproesemma e Seduc discutem avanços para a educação e campanha salarial 2025

Criação de programas de pós-graduação, pendências em progressões e titulações, e Campanha Salarial 2025 foram os destaques da reunião entre Seduc e Sinproesemma.

O Ministro da Educação, Camilo Santana e o Vice Governador Felipe Camarão. Foto: Divulgação
Educação Há 4 semanas

Felipe Camarão reforça compromisso com a educação e articula novos investimentos

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), anunciou que o estado receberá mais de R$ 800 milhões em investimentos educacionais, após reunião com Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, em Brasília.

A nova gestão assume a coordenação com o desafio de fortalecer a representatividade e atender às demandas dos profissionais da educação básica em Imperatriz. Foto Antony Dantas
Educação Há 1 mês

Chapa liderada por Willas de Moraes é eleita na coordenação regional do Sinproesemma em Imperatriz

A apuração dos votos da eleição para a coordenação regional do Sinproesemma em Imperatriz foi concluída ainda na noite desta quarta-feira (11). A chapa única, encabeçada pelo professor Willas de Moraes, foi eleita com 97,65% de aprovação dos votantes.

Componentes da chapa ara a coordenação regional em Imperatriz do Sinproesemma. Foto: Divulgação
Educação Há 1 mês

Sinproesemma realiza eleição para coordenação regional em Imperatriz

Nesta quarta-feira, 11, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) promove a eleição para a coordenação regional em Imperatriz. O pleito, que ocorre ao longo do dia e início da noite, busca mobilizar a categoria para a manutenção dos atuais representantes.

Educação Há 1 mês

Servidores terceirizados da Educação municipal de Imperatriz protestam por salários atrasados

Eles reivindicam o pagamento dos salários de novembro, o vale-alimentação e o décimo terceiro salário, todos em atraso.