O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, devem se encontrar em Brasília, em dezembro, para discutir a constitucionalidade da reforma tributária e suas implicações na arrecadação dos estados.
A pauta do encontro será institucional, segundo fontes do Blogue do Carlos Leen.
A reunião ocorre após o Partido Verde (PV) protocolar, no dia 25 de novembro, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Emenda Constitucional nº 132/2023, que trata da reforma tributária.
O encontro também ganha relevância política devido ao crescente distanciamento entre Dino e Brandão.
Pessoas próximas ao ministro afirmam que o foco será exclusivamente institucional, descartando a discussão sobre questões políticas.
Um aliado de Dino reforçou que o ministro mantém seu compromisso de se afastar de articulações políticas desde sua nomeação ao STF.
Nos bastidores, há rumores de um possível rompimento definitivo entre Brandão e o grupo político de Dino, intensificados após o governador não ter sido convidado para o casamento de Dino, marcado para 30 de novembro.
Aliados do ministro ressaltam que a cerimônia será restrita a familiares e amigos próximos e que Dino e Brandão nunca tiveram uma relação de amizade profunda.