O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira, está em Brasília acompanhado do secretário de Assuntos Jurídicos, Josivaldo Corrêa, e do assessor jurídico Leverrhier Alencar.
A comitiva cumpre agenda na Justiça do Trabalho para discutir questões que envolvem a regularidade da inscrição sindical do Sinproesemma e combater o surgimento de sindicatos genéricos que, segundo a diretoria, estariam invadindo a base de representação do sindicato, violando a unicidade sindical.
A pauta também inclui a revisão do registro sindical do Sinproesemma, que possui 35 anos de história e luta pelos direitos dos trabalhadores em educação no Maranhão. Raimundo Oliveira relatou que, após reunião na 17ª Vara da Justiça do Trabalho em Brasília, está confiante no fortalecimento da representação do sindicato contra "os ataques de sindicatos genéricos".
Segundo o presidente, as tentativas de criação de novas entidades sem base legal têm representado um risco a segurança sindical e aos direitos dos trabalhadores de educação, principalmente em municípios maranhenses.
"Estamos tomando as providências para que esses oportunistas não comprometam o histórico e a atuação de décadas do Sinproesemma. Essa é nossa luta jurídica para garantir a segurança do nosso registro sindical", afirmou Raimundo Oliveira.
A expectativa é que novas audiências sejam marcadas em breve para dar continuidade a tramitação dos processos e consolidar a posição do Sinproesemma junto a Justiça do Trabalho.
Ver essa foto no Instagram