A Polícia Civil do Maranhão apresenta, na manhã desta quarta-feira (13), às 9h, em entrevista coletiva na sede da Delegacia Regional de Imperatriz, os resultados da Operação Blackout, mais uma ação da Secretaria de Estado da Segurança Pública no combate a fraudes financeiras e crimes cibernéticos, dessa vez com foco em sites falsos de uma concessionária que fornece energia elétrica aos maranhenses.
Os policiais estão em diligência pela da cidade desde cedo para para dar cumprimento a 14 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, além de ordem de bloqueio e sequestro de bens e ativos. Até o momento, 9 pessoas foram presas. A operação é coordenada pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
Ocorrências policiais e requerimento da empresa de energia serviram de ponto de partida para o desenvolvimento de investigação, alcançando, nesta etapa, uma rede de 14 suspeitos, de modo que a coleta de provas da materialidade e elementos indicativos de autoria resultaram no deferimento dos mandados judiciais em desfavor dos investigados.
Os suspeitos, de acordo com as investigações, fizeram muitas vítimas que acessavam a internet buscando pagar suas faturas de energia elétrica, mas eram direcionadas para sites falsos e acabavam pagando os valores para as contas bancárias usadas no crime através de um boleto falso gerado.
Pessoas foram prejudicadas com a fraude, inclusive com risco de vida, em razão de em alguns casos dependiam da energia elétrica, que acreditavam ter pago corretamente, para funcionamento de equipamentos médicos e medicamentos que precisavam ficar refrigerados em suas residências.
Fique atento
A Polícia Civil do Maranhão adverte para que o cidadão procure sempre os canais e sites oficiais, verifique sempre as informações do beneficiário do pagamento e evite clicar em links que receba por SMS ou e-mail.
Fonte: Mozart Magalhães