Estão abertas as inscrições para o projeto Arte em Cores Imperatriz, iniciativa de valorização da arte urbana que busca promover trocas culturais entre artistas de diversas regiões do Brasil.
Com patrocínio do Grupo Mateus e apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, o projeto será realizado pelo Instituto Tatajuba em parceria com a Prefeitura e a Fundação Cultural de Imperatriz.
Em sua nova edição no Maranhão, o Arte em Cores trará para Imperatriz a criação de murais que transformarão a paisagem da cidade. Serão selecionados 15 artistas com experiência em muralismo, graffiti e outras expressões de arte urbana para produzir painéis em locais públicos entre a Praça da União e a Praça da Cultura, na área central, próxima à Beira Rio.
Segundo Gilberto Scarpa, coordenador do projeto, a iniciativa oferece visibilidade e gera renda para os artistas participantes. “É uma oportunidade de promoção que muda a vida dos artistas ao dar a eles reconhecimento e espaço para sua arte”, afirmou.
Como participar As inscrições são presenciais e devem ser feitas no Centro Cultural Tatajuba, na Avenida Getúlio Vargas, 1665, esquina com a rua Paraíba, em frente à Praça Brasil. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 18 anos, morar em Imperatriz e comprovar experiência em artes visuais, como pintura e desenho.
Cada artista selecionado receberá uma estrutura completa para a criação dos murais e uma remuneração de R$ 1.500,00.
Histórico do projeto Desde sua criação em 2020, o Arte em Cores já passou por várias cidades brasileiras, incluindo Belém, em nove cidades do Pará, além de onze municípios do Maranhão e Belo Horizonte, em Minas Gerais. No total, o projeto contribuiu com a produção de 280 murais em locais estratégicos, trazendo cor e arte para o cotidiano de diversas comunidades.