Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

Justiça obriga Câmara de Imperatriz a exonerar cargos comissionados irregulares

O Poder Judiciário da Comarca de Imperatriz homologou um acordo entre o Ministério Público e a Câmara de Vereadores para adequar o preenchimento de cargos comissionados na Casa Legislativa às normas constitucionais.

Por: Carlos Leen
07/11/2024 às 12h38 Atualizada em 13/11/2024 às 11h54
Justiça obriga Câmara de Imperatriz a exonerar cargos comissionados irregulares
o MP pediu na Justiça a exoneração dos servidores inconstitucionalmente contratados para os cargos em comissão na Câmara Municipal de Imperatriz. Foto: Divulgação

O Poder Judiciário da Comarca de Imperatriz homologou um acordo entre o Ministério Público e a Câmara de Vereadores para adequar o preenchimento de cargos comissionados na Casa Legislativa às normas constitucionais.

O acordo, oficializado pela juíza Ana Lucrécia Bezerra Sodré na 2ª Vara da Fazenda Pública, exige que a Câmara exonere alguns servidores comissionados em cargos técnicos e burocráticos, funções que deveriam ser exercidas por servidores efetivos, segundo a Constituição e entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Ação Civil Pública do Ministério Público apontou irregularidades no uso excessivo de cargos comissionados na área jurídica e no Departamento de Comunicação da Câmara, com atividades técnicas e operacionais sendo desempenhadas por contratados sem concurso.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado determina a exoneração de assessores jurídicos e técnicos de comunicação que atuem em funções administrativas e operacionais, restringindo os cargos comissionados às funções de direção, chefia e assessoramento, conforme a legislação.

Além disso, o presidente da Câmara se comprometeu a prorrogar o concurso público de 2022 e a ajustar as atribuições dos cargos comissionados para funções de apoio direto aos superiores, sem atividades burocráticas. A magistrada considerou o acordo benéfico à coletividade e alinhado com os princípios de celeridade e eficácia do processo judicial.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A área destinada ao parque já foi doada pelos proprietários João Jacó e Cirlene, marcando um importante passo para a realização do projeto.
Geral Há 18 horas

Primeiro Parque Ambiental de Imperatriz Avança com Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado

O primeiro Parque Ambiental de Imperatriz, localizado no bairro Santa Inês, deu um passo importante rumo à sua concretização. Em uma reunião estratégica, o prefeito eleito, Rildo Amaral, reuniu-se com o Secretário Chefe da Casa Civil do Maranhão, Sebastião Madeira, o presidente da AGEMSUL, Vagtonio Brandão e os proprietários da área doada, João Jacó e Cirlene.

Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, durante cerimônia de posse de Dino no STF - Pedro Ladeira - 22.fev.24/Folhapress
STF e Congresso Há 1 dia

Decisão sobre emendas que contrariou Congresso e governo tem apoio unânime no STF

Após suspensão de verbas, ministros seguem decisão de Dino, que fez críticas e colocou restrições

Com o novo plano, os trabalhadores terão ganhos remuneratórios reais e vão poder usufruir de um reajuste salarial que supera as perdas inflacionárias registradas nos últimos anos.
ALEMA Há 1 dia

Assembleia Legislativa aprova novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores

Em um dia histórico, a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão desta terça-feira (3), o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores efetivos do Legislativo estadual, uma demanda antiga, atendida na gestão da presidente Iracema Vale (PSB).

Com a nomeação, espera-se um alinhamento entre as equipes e uma transição tranquila, com foco na manutenção da qualidade do atendimento à população. Foto: Perfil da rede social
Transição Há 3 dias

Rildo Amaral indica Alan Sousa para direção do Socorrão de Imperatriz

Diante da decisão judicial que determinou o afastamento da diretora do Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), o prefeito eleito Rildo Amaral anunciou a indicação de Alan Sousa, ex-diretor da UPA Estadual, para assumir o comando da unidade.

(Foto: Divulgação)
Política Há 3 dias

Presidente Lula recebe Brandão em Brasília

Em uma publicação, o governador destacou a reunião e os investimentos realizados no estado, fruto da parceria com o governo federal.