14°C 25°C
São Paulo, SP
Publicidade

Governo do Maranhão e Suzano realizam primeira etapa de cirurgias oftalmológicas do programa “Minha Vista Meu Tesouro”

Foram atendidas em Imperatriz 33 pessoas de São Pedro da Água Branca, público-alvo das ações

14/06/2024 às 12h55 Atualizada em 14/06/2024 às 13h08
Por: Carlos Leen
Compartilhe:
Governo do Maranhão e Suzano realizam primeira etapa de cirurgias oftalmológicas do programa “Minha Vista Meu Tesouro”

A professora Maria José Nascimento Sousa (57), integrou  a caravana de 33 pessoas  que se deslocaram do município de São Pedro da Água, na última terça-feira (12) para serem submetidas a primeira etapa das cirurgias oftalmológicas do programa “Minha Vista Meu Tesouro, uma iniciativa do Governo do Maranhão por meio da Agemsul  em parceria com a empresa Suzano e a prefeitura do município.  

Maria José conta que o problema de catarata  se agravou e a deixou sem mobilidade e até condições de continuar trabalhando no município. “Este problema me atingiu de forma rápida e quando me deparei estava com problemas graves e com dificuldade até para fazer pequenas atividades domésticas. Então eu posso dizer que este projeto vai me devolver a vida, a minha saúde para voltar às minhas atividades  na sociedade”, explicou Maria José.

As pessoas pré-selecionadas  com o programa “Minha Vista Meu Tesouro” passaram por uma triagem, exames e o  diagnóstico dos pacientes  ainda  em São Pedro da Água Branca quando foram definidos os serviços  prestados na clínica Allume, parceira do projeto em Imperatriz. 

Os beneficiados tiveram as despesas do translado até Imperatriz, almoço e lanche custeadas pela  iniciativa, além do acompanhamento das equipes da prefeitura e Agemsul durante todo o processo de realização das cirurgias oftalmológicas para garantir segurança, conforto e comodidade aos pacientes.   

O Controlador da Agemsul, João Menezes, reforçou a importância da parceria do Governo do Maranhão com a empresa  Suzano e a prefeitura na promoção da saúde saudando as pessoas beneficiadas com o programa.

“Estamos trazendo o Programa Minha Vista Meu Tesouro e nos colocando à disposição para todo o apoio necessário, em nome do esforço dos parceiros deste programa tão importante para restabelecer a saúde ocular das pessoas”, pontuou João Menezes.

 A segunda etapa do programa está agendada para o  22 de junho, quando serão realizados o complemento  das 80 cirurgias de catarata e pterígio previstas para o programa. Os pacientes diagnosticados na triagem, assim como ocorreu na primeira etapa, terão direito ao translado até a clínica onde serão realizadas  as cirurgias, em Imperatriz, além de poderem levar um acompanhante e receberem alimentação durante o período de atendimento.

Capacitação

Dentro do pacote de investimentos sociais por meio da parceria do Governo do Maranhão, Suzano e prefeitura de São Pedro da Água Branca, além dos exames, consultas e cirurgias oftalmológicas, estão sendo oferecidos cursos de qualificação profissional para áreas de interesse da região: Ao todo,  estão sendo  disponibilizados 100 vagas distribuídas para cursos profissionalizantes nas áreas de Corte e Costura, Mecânica Geral, Máquinas Pesadas e Pedreiro, além de demais cursos específicos que serão oferecidos no decorrer do ano.

Reportagem: Mozart Magalhães

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários