A professora Maria José Nascimento Sousa (57), integrou a caravana de 33 pessoas que se deslocaram do município de São Pedro da Água, na última terça-feira (12) para serem submetidas a primeira etapa das cirurgias oftalmológicas do programa “Minha Vista Meu Tesouro, uma iniciativa do Governo do Maranhão por meio da Agemsul em parceria com a empresa Suzano e a prefeitura do município.
Maria José conta que o problema de catarata se agravou e a deixou sem mobilidade e até condições de continuar trabalhando no município. “Este problema me atingiu de forma rápida e quando me deparei estava com problemas graves e com dificuldade até para fazer pequenas atividades domésticas. Então eu posso dizer que este projeto vai me devolver a vida, a minha saúde para voltar às minhas atividades na sociedade”, explicou Maria José.
As pessoas pré-selecionadas com o programa “Minha Vista Meu Tesouro” passaram por uma triagem, exames e o diagnóstico dos pacientes ainda em São Pedro da Água Branca quando foram definidos os serviços prestados na clínica Allume, parceira do projeto em Imperatriz.
Os beneficiados tiveram as despesas do translado até Imperatriz, almoço e lanche custeadas pela iniciativa, além do acompanhamento das equipes da prefeitura e Agemsul durante todo o processo de realização das cirurgias oftalmológicas para garantir segurança, conforto e comodidade aos pacientes.
O Controlador da Agemsul, João Menezes, reforçou a importância da parceria do Governo do Maranhão com a empresa Suzano e a prefeitura na promoção da saúde saudando as pessoas beneficiadas com o programa.
“Estamos trazendo o Programa Minha Vista Meu Tesouro e nos colocando à disposição para todo o apoio necessário, em nome do esforço dos parceiros deste programa tão importante para restabelecer a saúde ocular das pessoas”, pontuou João Menezes.
A segunda etapa do programa está agendada para o 22 de junho, quando serão realizados o complemento das 80 cirurgias de catarata e pterígio previstas para o programa. Os pacientes diagnosticados na triagem, assim como ocorreu na primeira etapa, terão direito ao translado até a clínica onde serão realizadas as cirurgias, em Imperatriz, além de poderem levar um acompanhante e receberem alimentação durante o período de atendimento.
Capacitação
Dentro do pacote de investimentos sociais por meio da parceria do Governo do Maranhão, Suzano e prefeitura de São Pedro da Água Branca, além dos exames, consultas e cirurgias oftalmológicas, estão sendo oferecidos cursos de qualificação profissional para áreas de interesse da região: Ao todo, estão sendo disponibilizados 100 vagas distribuídas para cursos profissionalizantes nas áreas de Corte e Costura, Mecânica Geral, Máquinas Pesadas e Pedreiro, além de demais cursos específicos que serão oferecidos no decorrer do ano.
Reportagem: Mozart Magalhães
Mín. 17° Máx. 29°