Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

News Leen, sua newsletter oficial para saber mais dos bastidores da Política, Cultura e informação

Destaques desta edição: Imperatiz 200.00 eleitores. Os rumos da disputa política na cidade. A nova oposição no MA. Jucelino Filho

Por: Carlos Leen
30/04/2024 às 11h00 Atualizada em 02/05/2024 às 17h11
News Leen, sua newsletter oficial para saber mais dos bastidores da Política, Cultura e informação
Nossa cidade não estaria na precária situação atual se as eleições passadas tivessem segundo turno.

E Imperatriz alcançou a histórica marca de 200.000 eleitores. Se mantiver esse número até o próximo dia 08 consolidará o segundo turno na cidade. Sim, pois sempre tem uns e outros com interesses eleitorais em munipios diferentes, podendo ter na última hora transferências de títulos. De qualquer jeito, acho muito difícil reverter esse percentual. Viva a democracia...

Malandros

E com a confirmação da eleição em dois turnos, velhas táticas oportunistas não tardarão a aparecer como por exemplo candidaturas laranjas que visam apenar demarcar território para negociações futuras. Contudo, o povo não é bobo e saberá identificar os malandros.

Dados

Nossa cidade não estaria na precária situação atual se as eleições passadas tivessem segundo turno. De cada dez eleitores imperatrizenses, oito não votaram no atual prefeito que aí está. Duvido muito aliás que ele tenha torcido, ou feito algo, para serem alcançadas a meta de 200.000 títulos regulados.

Disputa

É público e notório que as duas pré-candidaturas, atualmente, mais competitivas, a vaga no Palácio Renato Cortez Moreira são as dos deputados Rildo Amaral (PP) e Josivaldo JP (PSD). Ainda não há definição de terceira via, pois, as demais pré-candidaturas estão emboladas. Contudo, o jogo de verdade ainda está nas preliminares.

Nova oposição no MA

Com o anuncio da desfiliação de Othelino Neto do PCdoB, e o anuncio da filiação de sua esposa, a senadora Ana Paula Lobato, ao PDT de Weverton Rocha, ficam evidentes os sinais do surgimento de um novo bloco oposicionista na política maranhense. Claro, que tudo isso dentro de um vão de opções que só serão mais perceptíveis a partir dos resultados eleitorais de 2024. Por enquanto as pedras do tabuleiro estão sendo apenas mexidas.

Mais uma denuncia

A CGU (Controladoria-Geral da União) elaborou um relatório no qual aponta que 80% da pavimentação de uma estrada no Maranhão bancada com dinheiro de emenda parlamentar do então deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA), atual ministro das Comunicações, beneficiaria somente propriedades do político e de seus familiares.

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, o documento da CGU é do início de março e reforça a investigação da Polícia Federal no âmbito da Operação Odoacro.

À ISTOÉ, a CGU informou que o relatório não foi finalizado e integra a investigação da PF, que corre sob sigilo.

OCRIM

A corporação apura o suposto envolvimento de Juscelino Filho com uma organização criminosa atuante no desvio de dinheiro em obras da estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Valores do São Francisco e do Parnaíba) na cidade de na cidade de Vitorino Freire (MA), comandada por Luanna Rezende, irmã do ministro.

UM MINUTO PRO COMERCIAL

Quer conhecer mais meu trabalho? Saiba como em https://carlosleen.com.br/

Participe da comunidade News Leen no WhatsApp: muita gente legal colaborando e se divertindo.

Conheça o canal Homework no Terra: notícias diárias sobre transformação profissional, digital, cultural.

Ouça o “ Bem Pensado !” e apoie nosso podcast !

Também estou no Instagram Twitter . Me siga por lá!

E lembre-se de convidar outras pessoas para receber esta newsletter, basta encaminhar para elas - ei, quem está chegando agora, clique aqui  e digite seu e-mail para acompanhar nossa Newsletter.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Divulgação
Política Há 4 dias

Núcleo Dinista se reúne em evento reservado durante o casamento de Flávio Dino

A cerimônia reforçou o simbolismo político ao reunir figuras que compõem o núcleo dinista, aliados históricos de Dino e que desenvolvem um papel central no cenário político do Maranhão.

Flávio Dino e Carlos Brandão — Foto: Montagem
Política Há 7 dias

Brandão e Flávio Dino marcam encontro em meio a tensões Políticas

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, devem se encontrar em Brasília, em dezembro, para discutir a constitucionalidade da reforma tributária e suas implicações na arrecadação dos estados. A pauta do encontro será institucional, segundo fontes do Blogue do Carlos Leen.

Haddad afirmou que a nova medida não trará impacto fiscal, ou seja, não aumentará os gastos do governo. Porque quem tem renda superior a R$ 50 mil por mês pagará uma alíquota maior, ainda não detalhada pelo ministro. Foto: Divulgação
Economia Há 7 dias

Editorial: Quando o Mercado espirra

O dito “mercado financeiro reagiu mal”. E sabe de uma coisa? Isso é ótimo. Afinal, quando o mercado resmunga, é sinal de que a corda não arrebentou do lado mais fraco desta vez.

Golpismo Há 2 semanas

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Neto e mais 34 pessoas

A Polícia Federal encerrou apurações sobre tentativa de golpe de Estado em 2022 e concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma trama para impedir a posse de Lula (PT). Bolsonaro e mais 36 pessoas, incluindo o general da reserva Braga Netto, ex-ministro da Defesa e vice em 2022 na chapa derrotada, foram indiciadas.

Manifestantes golpistas protestam contra tentativa de desmonte de acampamento em frente ao Quartel General do Exército em Brasília - Gabriela Biló - 29.dez.2022/Folhapress
Policia Federal Há 2 semanas

PF prende militares que planejaram assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes para impedir posse em 2022

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), uma operação que revelou planos de assassinato contra o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação aponta que militares de alta patente e um agente da própria PF planejaram um golpe de Estado em 2022 para evitar a posse de Lula, que derrotou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.