Na arena política de Imperatriz, o conservadorismo é uma bandeira para alguns, a exemplo da suplente de deputada federal Mariana Carvalho.
O sapo cururu que agora ela precisa engolir é mais do que uma expressão pitoresca; representa os constrangimentos decorrentes das declarações de seu principal líder político, o deputado Aluísio Mendes (Republicanos).
O que torna esse sapo particularmente difícil de digerir é a confissão de Mendes de que ele e seu partido estão alinhados com o atual presidente, Lula, principal lider de esquerda no país e que faz os radicais de extrema direita torcerem os cabelos.
Mariana, cuja imagem foi construída sobre uma veia ideológica reacionária, agora se vê em uma posição desconfortável, e terá que realizar contorcionismos retóricos para justificar o que os analistas políticos já perceberam há tempos: alguns políticos preferem se apresentar como conservadores para suas bases, mas não hesitam em colher os frutos do sucesso de um governo de esquerda.
Segundo Aluísio, o partido Republicano, embora conservador em sua essência, integra a base de Lula.
"O partido Republicano, embora seja um partido conservador, faz parte da base do presidente Lula. Temos ministros no governo Lula. Tem sido um dos partidos que mais votam em matérias de interesse do governo Lula no país. Tem sido consistentemente um partido que vota a favor desse governo que está no poder". afirmou Aluísio Mendes em uma materia publicada no Blog do Jhon Cutrim.
Enquanto Mariana tenta navegar por esse novo cenário político, é evidente que ela terá que enfrentar desafios significativos. Como ela reconciliará a lealdade de sua base com as realidades políticas do presente? Será que ela conseguirá manter sua integridade ideológica ou será forçada a fazer concessões em nome da sobrevivência política?
Saberemos em breve.