Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

Do cortiço ao feminismo: A História do Dia Internacional da Mulher

Não é como o dia das mães, dos namorados e tal, coisa pra dar presente. É totalmente diferente. Nasceu de um monte de mulheres assassinadas por seus patrões. E ganhou dia definitivo nas mãos de Lênin,

Por: Carlos Leen
11/03/2024 às 08h41 Atualizada em 20/03/2024 às 18h24
Do cortiço ao feminismo: A História do Dia Internacional da Mulher
Não é como o dia das mães, dos namorados e tal, coisa pra dar presente. É totalmente diferente. Nasceu de um monte de mulheres assassinadas por seus patrões. E ganhou dia definitivo nas mãos de Lênin,

Era um cortiço sujo e inseguro que mal parecia uma fábrica. Corria o ano de 1911 e cerca de 146 operários - quase todas mulheres, quase todas imigrantes, todas pobres - trabalhavam por cerca de nove horas por dia, incluindo sabádos. Os modesto salários mal davam para o sustento.

As condições eram comuns em quase todos os empreendimentos têxteis da época: fumar era frequente, a iluminação era a gás e não existiam extintores de incêndio. Isso tudo somado a maldade dos patrões que para impedir que as garotas parassem de trabalhar e fossem para o corredor ou a escada bater um papo, fazer um lanche, fumar um cigarro - passaram as correntes nos portões da fábrica.

Foi quando começou o incêndio. Ninguem conseguia sair. O fogo se espalhou rápido e para não morrerem queimadas, algumas moças subiram ao andares superiores e tiveram que pular e acabaram morrerendo umas sobre as outras no lado de fora ou no vão do elevador. Os corpos destruidos inviabilizaram o trânsito nas ruas vizinhas. As demais morreram carbonizadas.

Dias depois, o Partido Socialista da América declarou o dia 28 de fevereiro o primeiro Dia Internacional da Mulher. A data mudou pra cá e para lá durante anos, até que Lênin, depois da revolução russa, estabeleceu o dia 8 de março.

De lá para cá a luta pela igualdade de direitos para as mulheres produziu ideais sensacionais de luta e solidaderiedade. O feminismo é o pensamento radical que prega a igualdade entre homens e mulheres. Ao contrário do que alguns pensam, "feminismo" não é o contrário de "machismo", este ultimo relacionado com a idéia idiota de que homens são superiores, melhores e mais inteligentes que as mulheres.

O Dia da Mulher não é só um dia de celebração. É um dia de luta. Nasceu e deveria ser entendido como um dia para lembrar que as mulheres ainda são cidadãos tidos como de menor valor para a sociedade. Os crimes contra as mulheres, estupros e assassinatos ainda são vistos como justificáveis porque as vítimas assim provocaram. Quem não se lembra do recente caso de um playboy acusado de estupro que teve sua defesa argumentando que a "culpa era da moça, que estava em casa fora de hora e se embriagando"? Os casos são muitos.

Em alguns países, as mulheres são vistas como pessoas de terceira ou quarta categoria. No Brasil ainda precisamos avançar muito na Educação que reflita o papel da "Mulher" e do ser humano acima de tudo. O 8 de Março serve para isto.

Mulheres lembrem-se disso também.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Divulgação
Política Há 4 dias

Núcleo Dinista se reúne em evento reservado durante o casamento de Flávio Dino

A cerimônia reforçou o simbolismo político ao reunir figuras que compõem o núcleo dinista, aliados históricos de Dino e que desenvolvem um papel central no cenário político do Maranhão.

Flávio Dino e Carlos Brandão — Foto: Montagem
Política Há 7 dias

Brandão e Flávio Dino marcam encontro em meio a tensões Políticas

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, devem se encontrar em Brasília, em dezembro, para discutir a constitucionalidade da reforma tributária e suas implicações na arrecadação dos estados. A pauta do encontro será institucional, segundo fontes do Blogue do Carlos Leen.

Haddad afirmou que a nova medida não trará impacto fiscal, ou seja, não aumentará os gastos do governo. Porque quem tem renda superior a R$ 50 mil por mês pagará uma alíquota maior, ainda não detalhada pelo ministro. Foto: Divulgação
Economia Há 7 dias

Editorial: Quando o Mercado espirra

O dito “mercado financeiro reagiu mal”. E sabe de uma coisa? Isso é ótimo. Afinal, quando o mercado resmunga, é sinal de que a corda não arrebentou do lado mais fraco desta vez.

Golpismo Há 2 semanas

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Neto e mais 34 pessoas

A Polícia Federal encerrou apurações sobre tentativa de golpe de Estado em 2022 e concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma trama para impedir a posse de Lula (PT). Bolsonaro e mais 36 pessoas, incluindo o general da reserva Braga Netto, ex-ministro da Defesa e vice em 2022 na chapa derrotada, foram indiciadas.

Manifestantes golpistas protestam contra tentativa de desmonte de acampamento em frente ao Quartel General do Exército em Brasília - Gabriela Biló - 29.dez.2022/Folhapress
Policia Federal Há 2 semanas

PF prende militares que planejaram assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes para impedir posse em 2022

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), uma operação que revelou planos de assassinato contra o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação aponta que militares de alta patente e um agente da própria PF planejaram um golpe de Estado em 2022 para evitar a posse de Lula, que derrotou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.