Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

SINPROESEMMA cobra inicio das negociações da Campanha Salarial 2024

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA) expressou surpresa e descontentamento com o anúncio unilateral do governo estadual de um reajuste de 3,62% para os profissionais da educação. O presidente do sindicato, professor Raimundo Oliveira, destaca que o governo não consultou a entidade, ignorando as tratativas da Campanha Salarial 2024.

Por: Carlos Leen
18/01/2024 às 12h36 Atualizada em 22/01/2024 às 10h35
SINPROESEMMA cobra inicio das negociações da Campanha Salarial 2024
Raimundo Oliveira, Presidente do Sinproesemma, esclarece que o reajuste anunciado não garante o cumprimento do Piso Nacional para 2024.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA) expressou surpresa e descontentamento com o anúncio unilateral do governo estadual de um reajuste de 3,62% para os profissionais da educação. O presidente do sindicato, professor Raimundo Oliveira, destaca que o governo não consultou a entidade, ignorando as tratativas da Campanha Salarial 2024.

O SINPROESEMMA, que já elaborou uma Pauta de Reivindicações para 2024, ressalta a falta de diálogo do governo ao anunciar o reajuste antes das negociações. O presidente do Sindicato Raimundo Oliveira critica a omissão de questões pendentes de 2023, como Progressões e Titulações negadas pelo governo.

Oliveira esclarece que o reajuste anunciado não garante o cumprimento do Piso Nacional para 2024, uma vez que o valor fica abaixo do previsto. Ele aponta um equívoco no cálculo, onde o governo considera a soma do vencimento e do GAM, em vez de aplicar o Piso ao vencimento, conforme a Lei.

O Sindicato destaca uma discrepância na Tabela Salarial, alegando que o reajuste não incide corretamente sobre o vencimento, prejudicando os educadores. O presidente espera que o governo dialoge sobre a Pauta para evitar prejuízos à categoria, incluindo questões como Progressões e Titulações.

O SINPROESEMMA considera inaceitável a falta de diálogo e destaca que a Pauta vai além do aspecto salarial, incluindo temas como valorização dos educadores, formação e condições de trabalho. Alerta que, caso não haja um diálogo sério, serão tomadas medidas tomadas para garantir os direitos da categoria, inclusive a possibilidade de não iniciar o ano letivo.

LEIA MAIS SOBRE A POSIÇÃO DO SINDICATO CLICKANDO AQUI.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
 Profa. Orleane Santana, Gestora Regional de Educação, em entrevista ao repórter Antonio Em Contexto, esclarece detalhes sobre o encerramento do ano letivo de 2024
Educação Há 19 horas

Educação em Foco: Ano Letivo 2024 em Imperatriz terminará dentro do ano civil

A decisão é resultado de um planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC), com apoio de parte significativa dos professores.

Professor Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma. Foto: Divulgação
Educação Há 6 dias

Sinproesemma conquista progressão para mais de 9 mil professores no Maranhão

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) anunciou uma importante vitória para os professores da rede estadual de ensino.

Educação Há 2 semanas

Educação é destaque na transição de Governo de Rildo Amaral

Na tarde desta sexta-feira, 22, o prefeito eleito de Imperatriz, Rildo Amaral, reuniu-se com a gestora regional de Educação, Profa. Orleane Santana, a Profa. Rai Sá (URE Imperatriz), e o secretário adjunto da Vice-Governadoria do Maranhão, Clayton Noleto, que tem acompanhado os trabalhos de transição de governo.

Profa. Orleane Santana explica o cadastro antecipado e o seletivo para Professores. Foto: Divulgação Mirante
Educação Há 2 semanas

Profa. Orleane Santana esclarece cadastro antecipado e Seletivo

O Governo do Maranhão abriu o cadastro antecipado para novos estudantes da rede estadual de ensino. Essa etapa é voltada especificamente para alunos que, em 2024, estão no 9º ano do ensino fundamental e em 2025 ingressarão na 1ª série do ensino médio. Para explicar melhor sobre esse importante processo, que antecede a pré-matrícula, a Gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profa. Dra. Orleane Santana, gravou uma entrevista, reproduzida aqui no Blogue do Carlos Leen.

A comitiva cumpre agenda na Justiça do Trabalho. Foto: Divulgação
Educação Há 3 semanas

Sinproesemma busca solução para conflitos sindicais em Brasília

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira, está em Brasília acompanhado do secretário de Assuntos Jurídicos, Josivaldo Corrêa, e do assessor jurídico Leverrhier Alencar.