Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

Sinproesemma cobra a relação de progresssões e titulações

As progressões e titulações dos trabalhadores em educação faz parte do acordo judicial entre o Sinproesemma e o Governo do Estado, assinado no Ministério Público e homologado no Tribunal de Justiça do Maranhão, como parte das ações de negociação durante a greve dos educadores realizada no início do ano

Por: Carlos Leen
10/11/2023 às 09h34 Atualizada em 10/11/2023 às 09h52
Sinproesemma cobra a relação de progresssões e titulações
O Sinproesemma ressalta a importância dessas progressões e titulações para os profissionais da educação, que além de ser um direito líquido e certo dos educadores, também foi um compromisso assumido pelo Estado tanto na Justiça, quanto diante da direção d

O Sinproesemma manifesta preocupação diante da incerteza e da falta de transparência do governo do Maranhão na implantação das progressões e titulações dos professores agora no mês de novembro, conforme afirmado em reunião com a diretoria do Sindicato, no início do mês de outubro, pelo governador em exercício, Felipe Camarão. Na oportunidade, o governador Carlos Brandão estava fora do Estado, em viagem à Espanha, para participar da Fruit Attraction 2023.

Passados dez dias do mês de novembro, o governo do Estado não apresentou nenhuma lista com os nomes dos educadores beneficiados, gerando incertezas e insatisfação na comunidade educacional.

As progressões e titulações dos trabalhadores em educação faz parte do acordo judicial entre o Sinproesemma e o Governo do Estado, assinado no Ministério Público e homologado no Tribunal de Justiça do Maranhão, como parte das ações de negociação durante a greve dos educadores realizada no início do ano e finalizada depois de 31 dias, onde as progressões iriam ser implantadas, conforme o acordo, no mês de junho, mas que após descumprimento do acordo por parte da gestão estadual, o governo assumiu o compromisso de implantar as progressões e titulações no mês de novembro.

O Sinproesemma ressalta a importância dessas progressões e titulações para os profissionais da educação, que além de ser um direito líquido e certo dos educadores, também foi um compromisso assumido pelo Estado tanto na Justiça, quanto diante da direção do Sinproesemma.

“Tivemos a garantia por parte do governador em exercício e secretário de Educação, Felipe Camarão, com o aval do governador Carlos Brandão, que as nossas progressões e titulações atrasadas seriam implantadas agora no mês de novembro e esperamos que a palavra do governador e secretário seja confirmada, pois diante da falta de transparência e a demora na divulgação da lista com o nome dos professores que serão beneficiados tem tornado tudo muito obscuro e nos deixa apreensivos diante dessa efetivação do nosso direito. O Sinproesemma espera que o governo do Maranhão cumpra com seus compromissos e assegure o direito dos professores, conforme o Estatuto do Educador”, pontuou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Diante desse cenário, o Sinproesemma reafirma seu compromisso em defender os direitos dos trabalhadores em educação e seguirá cobrando a implantação das progressões e titulações, destacando que, caso o governo estadual não cumpra o prazo anunciado por Felipe Camarão, a categoria será convocada para mobilizações e manifestações em busca de seus direitos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
 Profa. Orleane Santana, Gestora Regional de Educação, em entrevista ao repórter Antonio Em Contexto, esclarece detalhes sobre o encerramento do ano letivo de 2024
Educação Há 18 horas

Educação em Foco: Ano Letivo 2024 em Imperatriz terminará dentro do ano civil

A decisão é resultado de um planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC), com apoio de parte significativa dos professores.

Professor Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma. Foto: Divulgação
Educação Há 6 dias

Sinproesemma conquista progressão para mais de 9 mil professores no Maranhão

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) anunciou uma importante vitória para os professores da rede estadual de ensino.

Educação Há 2 semanas

Educação é destaque na transição de Governo de Rildo Amaral

Na tarde desta sexta-feira, 22, o prefeito eleito de Imperatriz, Rildo Amaral, reuniu-se com a gestora regional de Educação, Profa. Orleane Santana, a Profa. Rai Sá (URE Imperatriz), e o secretário adjunto da Vice-Governadoria do Maranhão, Clayton Noleto, que tem acompanhado os trabalhos de transição de governo.

Profa. Orleane Santana explica o cadastro antecipado e o seletivo para Professores. Foto: Divulgação Mirante
Educação Há 2 semanas

Profa. Orleane Santana esclarece cadastro antecipado e Seletivo

O Governo do Maranhão abriu o cadastro antecipado para novos estudantes da rede estadual de ensino. Essa etapa é voltada especificamente para alunos que, em 2024, estão no 9º ano do ensino fundamental e em 2025 ingressarão na 1ª série do ensino médio. Para explicar melhor sobre esse importante processo, que antecede a pré-matrícula, a Gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profa. Dra. Orleane Santana, gravou uma entrevista, reproduzida aqui no Blogue do Carlos Leen.

A comitiva cumpre agenda na Justiça do Trabalho. Foto: Divulgação
Educação Há 3 semanas

Sinproesemma busca solução para conflitos sindicais em Brasília

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira, está em Brasília acompanhado do secretário de Assuntos Jurídicos, Josivaldo Corrêa, e do assessor jurídico Leverrhier Alencar.