Terça, 22 de Abril de 2025
17°C 24°C
São Paulo, SP
Publicidade

Sinproesemma convoca professores da Rede Estadual para discutir precatórios do FUNDEF

O Sinproesemma realiza assembleias regionais com os professores aposentados, contratados e pensionistas da rede estadual de ensino que trabalharam entre os anos de 1998 até dezembro de 2006 para expor sobre a ação do Fundef.

Por: Carlos Leen
11/05/2023 às 12h19 Atualizada em 12/05/2023 às 08h57
Sinproesemma convoca professores da Rede Estadual para discutir precatórios do FUNDEF
O objetivo das Assembleias é esclarecer todos os pontos sobre a ação dos precatórios do Fundef estadual e ainda a contratação de escritório de advocacia especializado e estabelecer percentual de honorários.

O Sinproesemma realiza assembleias regionais com os professores aposentados, contratados e pensionistas da rede estadual de ensino que trabalharam entre os anos de 1998 até dezembro de 2006 para expor sobre a ação do Fundef.

As assembleias iniciaram no ultimo dia 03, quarta-feira, pela regional de Zé Doca e serão realizadas para finalizar em São Luís, até o fim deste mês de Maio.

O objetivo das Assembleias é esclarecer todos os pontos sobre a ação dos precatórios do Fundef estadual e ainda a contratação de escritório de advocacia especializado e estabelecer percentual de honorários.

Precatórios do Fundef

Durante o programa que durou até o ano de 2006, a União fez o repasse inferior aos Estados e Municípios. A partir da cobrança dessa diferença dos valores pagos pela União aos entes, resultaram nos precatórios.

O Sinproesemma iniciou em 2017 a luta pela garantia dos recursos para os professores. Nas primeiras ações, o Sinproesemma conseguiu na justiça o bloqueio dos recursos dos municípios maranhenses que já tinham recebido o recurso para aplicação somente na educação, pois naquela época, alguns prefeitos estavam utilizando o dinheiro em outras áreas.

Durante toda essa luta, o sindicato conquistou mais uma importante vitória: o Sinproesemma foi admitido como Assistente Simples da ação dos Precatórios do Fundef, pelo Ministro Nunes Marques que é o relator da matéria no STF.

“[…] Do exposto, admito o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão como assistente simples da autora desta ação, devendo o processo ser por ele recebido no estágio em que se encontra”, admitiu o Nunes Marque na decisão.

Valor do Precatório Estadual

A decisão do ministro Nunes Marques estabeleceu o valor dos precatórios estadual no montante de R$ 3.822.643.502,49 (três bilhões, oitocentos e vinte e dois milhões, seiscentos e quarenta e três mil, quinhentos e dois reais e quarenta e nove centavos). Com o estabelecimento do valor, a Ministra Rosa Weber determinou no final do mês de março de 2023 a expedição dos precatórios do Fundef do Estado do Maranhão.

“O Sinproesemma vem lutando há muito tempo para garantir o pagamento dos Precatórios do Fundef do Estado para os professores. E por conta dessa luta intensa já temos a perspectiva de iniciar o pagamento ainda esse ano, haja visto que o governo do Estado solicitou a antecipação da primeira parcela, ou então a partir do ano que vem e é necessário esclarecer os pontos da ação e todos os seus pormenores, por isso é muito importante que todos os professores que trabalharam no período compreendido entre 1998 até dezembro de 2006, seus dependentes e herdeiros, participem dessas assembleias, relatou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Frente Norte Nordeste da Educação

Com ações coordenadas entre todos os estados participantes da Frente a luta ganhou corpo com a atuação efetiva dos advogados contratados. Foram vários encontros regionais e Encontro Nacional para unificar a luta, inúmeras audiências no Supremo Tribunal Federal (STF), no Tribunal de Contas da União (TCU), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado, combatendo a resistência do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia Geral da União (AGU), dos Judiciários Estaduais e representações municipais como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e as suas entidades estaduais.

“É grande o trabalho de todas as entidades sindicais participantes da Frente Norte Nordeste, assim como a luta jurídica para termos a garantia do recebimento desses recursos a exemplo de outros estados do Nordeste”, finalizou Oliveira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A formação faz parte de uma série de encontros promovidos pela SUPERP em várias Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão. Foto: Divulgação
Educação Há 2 semanas

URE Imperatriz recebe formação pedagógica sobre bibliotecas escolares com ampla participação regional

Evento reuniu mais de 20 Centros de Ensino da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz em dois dias de trocas, capacitação e fortalecimento das práticas de leitura na rede estadual

Parabéns aos nossos jovens talentos! Que este seja apenas o começo de muitas outras conquistas para a educação científica maranhense. Foto: Divulgação.
Educação Há 2 semanas

Estudantes de Imperatriz representam o Maranhão na FEBRACE e são premiados com projeto de inclusão para deficientes visuais

Estudantes do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, de Imperatriz, representaram o estado com excelência na 23ª edição da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada na Universidade de São Paulo (USP), e ainda trouxeram para casa um prêmio de reconhecimento por um projeto voltado à inclusão de pessoas com deficiência visual.

Presidente do Sinproesemma cobra pagamento da 2ª parcela do Fundef e investimentos na educação. Foto: Divulgação
Educação Há 3 semanas

Vídeo: Professores aguardam 2ª parcela do Fundef; sindicato cobra calendário de pagamento

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira, afirmou em vídeo que a segunda parcela do Precatório do Fundef deverá ser paga entre abril e maio de 2025.

Durante os debates a assessora jurídica da Casa da Mulher Brasileira, Renata Memória e a psicóloga da Casa da Mulher Brasileira, Tainá Leite, explanaram sobre os serviços disponibilizados pela Casa e da importância de denunciar violências perpetradas cont
Educação Há 3 semanas

Sinproesemma lança 23ª edição da Revista Mátria em São Luís

Dedicada ao Dia Internacional da Mulher, a nova edição da Revista Mátria aborda os desafios das mulheres na educação, política e combate à violência de gênero, destacando histórias inspiradoras e o papel dos sindicatos na defesa da educação pública e da igualdade social.

As inscrições serão realizadas a partir do dia 03 de abril de 2025. Foto: Divulgação.
Educação Há 3 semanas

Seduc MA divulga edital de Seletivo para Professores, inscrições iniciam dia 03 (quinta-feira)

A contratação se dará para o suprimento de carências nas zonas urbanas e rurais do Sistema Público de Ensino da SEDUC